quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Batata


Classificação científica


Nome Comum: Batata
Nome Cientifico: Solanum tuberosumL.
Família: Solanaceae
Divisão: Magnoliophyta
Ciclo de Vida: Anual
Origem:
América do Sul


Características da planta: planta herbácea, de caules angulosos e ramificados, coloração verde ou arroxeada, altura variável de até 50 cm. A parte subterrânea é formada por estolhos, caules laterais, na extremidade dos quais aparecem os tubérculos, (parte utilizável). As folhas são compostas por três ou mais pares de folíolos laterais, um apical e alguns rudimentares, todos de formato arredondado. Apresenta flores autopolinizadas, originando um fruto verde, com sementes.

Características da flor: as flores são hermafroditas em inflorescências tipo cimeira na extremidade do caule. De coloração branca, rosa ou arroxeada.
A batata é um vegetal anual da família das solanáceas originária da América do Sul, do altiplano dos Andes e em 1570 foi levada do Peru para a Europa pelos conquistadores espanhóis como mera curiosidade botânica, para com o passar do tempo, se vir a tornar um dos vegetais mais utilizados na alimentação humana. Cultivada em todo o mundo pelos seus tubérculo comestíveis. 

Cultivo da Batata
A cultura da batata é muito sensível às geadas, as variedades a utilizar devem ser semi-tardias… (100-120 dias, necessitando de uma acumulação térmica de 2000 a 2500ºC) e devem ser pouco susceptíveis ao míldio.
As temperaturas de crescimento são as seguintes:
-mínima: 6 a 8ºC;
-máxima: 30ºC;
-óptima: 15-18ºC.


Solo
A batata é muito sensível à compactação e à má estrutura do solo. Os melhores solos são de textura média, com os agregados homogéneos, arejado, rico em matéria orgânica e moderadamente ácidos, preferindo valores de pH de 5,0 a 6,8.
Se for necessário aumentar o pH do solo, a calagem deve ser efectuada 1 a 2 anos antes da cultura da batata, com calcário dolomítico, que também contém magnésio.
O solo deve ser trabalhado em profundidade, a lavoura para incorporação dos fertilizantes orgânicos não deve ser inferior a 25 cm, seguida de uma escarificação.
A profundidade das raízes é de 45 a 60 cm.

Adubação
Os compostos maduros devem ser aplicados com a antecedência de cerca de 15 dias a 1 mês antes da plantação, na dose de 20 a 30 t/ha.
Como complemento podem utilizar-se fertilizantes orgânicos comerciais .
O potássio é um elemento muito importante nesta cultura pois concede maior resistência às doenças, aumenta o calibre e o poder de conservação dos tubérculos. A cultura não tolera deficiências em magnésio.
Recomenda-se a aplicação de fosfatos naturais e sais de potássio se os valores de fósforo e potássio do solo forem:
-inferiores a 150 μg/g - aplicar 50 kg/ha de P2O5 e 70 kg/ha de K2O;
-inferiores a 200 μg/g - aplicar 30 kg/ha de P2O5 e 60 kg/ha de K2O.
Fertilização
Para uma produtividade de 20 a 30 t/ha de batata é necessário cerca de 100-120 kg/ha de azoto.

Ciclo Cultural 
Plantação em Abril/Maio e colheita em Agosto/Setembro.

Adubação
2-3 semanas após a plantação é recomendável a aplicação de 20-25 t/ha de chorume produzido em MPB ou realizar fertirrigação com um adubo orgânico.
 
Rotação
A batateira deixa o terreno sem muitas infestantes para a cultura seguinte. As culturas anteriores favoráveis são aquelas que deixam no terreno uma grande quantidade de resíduos da cultura.
A rotação recomendada para a cultura da batata é de, no mínimo, 4 anos.

Plantação
 A data de plantação deve ser bem adaptada a cada região, pois no início da Primavera as condições de humidade podem provocar infecções de míldio e mais tarde corre-se o risco de ocorrência de duas gerações de escaravelho da batateira para a mesma cultura.
Cerca de 1 a 1,5 meses antes da plantação deve colocar-se a batata-semente num local com iluminação indirecta, à temperatura de 10 a 15ºC e humidade relativa alta, para estimular o grelamento.
A abertura de regos para a plantação pode ser realizada com um abre-regos. De preferência deve plantar-se as batatas inteiras para evitar o seu apodrecimento no solo.

Distância de plantação:
-Entre linhas: 70-75 cm;
-Entre plantas na linha: 30 cm.
-Profundidade de plantação: 8-10 cm.
-Quantidade de batata-semente: 1500 a 2500 kg/ha.

Sacha e Amontoa
A sacha elimina as infestantes e promove o arejamento do solo.
A amontoa deve ser feita quando as plantas têm cerca de 20 a 25 cm de altura em estado mais avançado a amontoa é prejudicial devido à destruição das raízes.

Rega
A batateira é muito sensível aos excessos e às deficiências de água.
A primeira rega deve ocorrer antes do início da tuberização.
Durante o crescimento dos tubérculos (1,5 a 3 meses após a plantação) as plantas devem dispor de água sem restrições.
Ao iniciar a maturação dos tubérculos a rega deve cessar pois o excesso de água atrasa a maturação e provoca apodrecimento.
 

Pragas
Escaravelho da batateira (Leptinotarsa decemlineata)
Os adultos em hibernação no solo emergem na Primavera efectuando a postura durante cerca de 1 mês. Os ovos são de cor amarela que evolui para cor laranja forte, situam-se na página inferior da folha e eclodem num período de aproximadamente uma semana. As larvas alimentam-se das folhas da batateira durante 2 a 3 semanas e transformam-se em ninfas no solo a 5-20 cm de profundidade. Os adultos emergem 1 a 2 semanas mais tarde e hibernam no solo a 25-50 cm de profundidade.

Medidas culturais:
- Realizar a rotação das culturas;
- Utilizar plantas-armadilha (linho, beringela). Plantar uma variedade de batata que se desenvolva rapidamente em climas frios, no intervalo entre a cultura de batata do ano anterior e a cultura actual;
- Destruir com uma chama de gás propano a população de adultos quando estes estiverem em grande número.

Doenças
Míldio (Phytophthora infestans)
O desenvolvimento da doença ocorre quando a temperatura média do ar se situa entre 10 e 24 ºC e a humidade relativa for superior a 75% durante 2 ou mais dias. A chuva pode arrastar esporos das folhas para o solo e infectar os tubérculos jovens. Os esporos apenas hibernam em restos da cultura, normalmente em tubérculos deixados no solo.
As folhas apresentam-se amareladas na página superior com filamentos brancos na parte inferior. As folhas da base são atacadas em primeiro lugar principalmente nos bordos.

Medidas culturais:
-Não deixar tubérculos no solo; 
-Realizar rotações de culturas no mínimo de 4 anos; 
-Utilizar variedades menos sensíveis ao míldio; 
-Utilizar rega gota-a-gota para manter a folhagem seca ou rega por aspersão, aplicada ao amanhecer de modo a que as plantas estejam secas durante o dia;
-Proporcionar um bom arejamento da cultura, através do aumento da distância entre plantas, da colocação das linhas de plantas paralelas à direcção predominante do vento e evitar locais abrigados.

    Sem comentários: