quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Tulbaghia

Nome popular: Alho-social.
Nome científico:
Tulbaghia violacea Harv.
Família: Liliaceae.
Origem: África do Sul.
Época da floração: Ago-Out
Altura máxima: 45-60 cm
Extensão máxima: 25 cm


O Alho-social é uma planta herbácea, de ciclo de vida perene (vive mais de um ano), que fica em média de 40 a 60 cm de altura. Seu florescimento vistoso e delicado, e suas folhas possuem um leve aroma de alho. Na variedade hortícola “Tricolor” as folhas são verdes, branco-leitosas, e vermelho-bronzeadas, enquanto que na forma “Variegata” as folhas são verde-amareladas com margens brancas e róseas na base.
Suas flores são altas, com flores de cor lilás e formato estrelado, são formadas basicamente na primavera-verão.
Tem o cheiro característico do alho ou das cebolas. Este cheiro é bom contra os mosquitos e moscas. A planta tem uma atractiva flor roxa e por isso é muito usada em canteiros.

Como cuidar: O Alho-social pode ser cultivado em vasos, ou em canteiros, formando bordaduras ou conjuntos desenhados no jardim. A planta se desenvolve melhor quando plantada sob sol pleno, não sendo recomendáveis locais com muito sombreamento. Recomenda-se o plantio em terra bem fértil e com boa drenagem de água.
Apesar de tolerar bem o frio, podendo ser cultivado no sul do Brasil, ele também pode ser cultivado em regiões tropicais e subtropicais.

Observações: Herbácea perene, bulbífera, com 40 a 60 cm de altura, de florescimento vistoso. Folhas longas, carnosas, com aroma de alho. Na variedade hortícola “Tricolor” as folhas são verdes, branco-leitosas, e vermelho-bronzeadas, enquanto que na forma “Variegata” as folhas são verde-amareladas com margens brancas e róseas na base.
Inflorescências altas, com flores de cor lilás, estreladas, formadas na primavera-verão
 
Cultivo: Cultivada em vasos, bordaduras ou conjuntos desenhados, em canteiros de terra fértil, permeável, a pleno sol. Tolerante ao frio, porém pode ser cultivada em regiões subtropicais. Multiplica-se por sementes e pela divisão de bolbos.

Uso paisagístico
Apenas o género Tulbaghia, representado pela espécie T. violácea é conhecido no paisagismo. Devem ser cultivas a pleno sol, muito interessante para formação de maciços em grandes áreas ou criando bordaduras no meio aos canteiros ajardinados, quando floridas, apresentam interessante contraste da folhagem verde-escura com as inflorescências arroxeadas.

Sem comentários: