quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Rosa Vermelha


Nome popular: Rosa.
Nome científico: Rosa gallica L.
Família: Rosácea.
Sinonímia popular: Rosa-francesa, rosa-vermelha, rosa-rubra.
Propriedades terapêuticas: Cardiotonica, adstringente, afrodisíaca.
Indicações terapêuticas: Depressão, afecções da garganta, boca e atonia digestiva.
Origem: Europa.

Descrição
A Rosa gallica, muita usada nos jardins medievais, é uma das mais antigas espécies cultivadas pelos gregos e romanos. A maioria dos cultivos das actuais rosas tem a Rosa gallica nos seus ancestrais.
É um arbusto pequeno podendo atingir 2m de altura, de folhas geralmente com cinco folíolos ovados ou orbiculares e flores grandes, de um tom vermelho vivo.
A rosa é cultivada como ornamental. Devido às suas múltiplas propriedades medicinais, ficou conhecida como "rosa dos boticários".
A mistura de pétalas de flores secas com especiarias, acondicionadas em jarros (potpourri), é utilizado para perfumar o ar. 
Potpourri (em francês, literalmente "vaso podre") designa uma jarra contendo uma mistura de pétalas de flores secas e especiarias, para perfumar o ambiente.
São também usadas na preparação de cosméticos, perfumes, banhos e licores.

Uso medicinal
As pétalas são antibactericidas, adstringentes e tonificantes. Internamente ao organismo, podem ser utilizadas no tratamento de gripe, bronquite, gastrite, diarreia, depressão e letargia. Externamente, são empregadas no tratamento de infecções oculares, dores de garganta, feridas leves e problemas de pele.
O fruto de diversos membros do género são rica fonte de vitaminas e minerais, especialmente vitaminas A, C e E, flavonóides e outros compostos bioactivos. É ainda uma fonte razoavelmente boa de ácidos graxos essenciais, o que é relativamente incomum para frutos. Está a ser investigado como um alimento capaz de reduzir a incidência de cancro, ou até mesmo cessar ou reverter seu crescimento.
Na aromaterapia, o óleo essencial das flores é usado no combate à depressão, ansiedade e sentimentos negativos.

Sem comentários: