quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Amor-Perfeito

Nome Científico: Viola
Nome Popular: Amor-perfeito, amor-perfeito-de-jardim, violeta-borboleta
Família: Violaceae
Divisão: Angiospermae
Ciclo de Vida: Perene
Origem: Ásia e Europa
Habitat: A Viola ou Amor-Perfeito é uma espontânea que floresce especialmente na Península Ibérica.
Descrição: É uma planta herbácea, vivaz perene cultivada como anual, tem flores grandes, de cor vermelha e negro no centro, arredondadas. Possui folhas dentadas, de cor verde escuro, ovadas a cordiformes. Planta agrupada em montículos com muitos ramos, atingindo altura de 15-30 cm.
Sementeira: Março-Abril ou entre Maio-Setembro.
Transplantação: Março-Junho ou Outubro-Novembro.
Luz: Sol, meia-sombra ou sombra.
Solos: Ricos em matéria orgânica, húmidos e com boa drenagem.
Temperatura: Temperado, temperado-quente, resistente ao frio.
Rega: Regular, não encharcar o terreno.
Adubação: Durante o início do crescimento e floração. Fertilizante 5:10:5
Pragas e doenças: Caracóis, Lesmas, Fungos
Multiplicação: Semente
Colheita: Os Amores-Perfeitos são comestíveis se estiverem livres de pesticidas.

O amor-perfeito é a rainha dos jardins no inverno com uma beleza delicada que encanta toda a gente. É uma planta de porte pequeno, poderá atingir uma altura máxima de 20 cm e um diâmetro que varia entre os 30 e os 40 cm. São muito resistentes ao gelo.
Suas flores são grandes, perfumadas, muito vistosas e as suas cores agradáveis variam de amarelo, azul, roxo, branco, rosa. Apresenta ramagem verde-escura, macia e frágil. A floração inicia-se no inverno e permanece durante a primavera.
Deve ser cultivada sempre a pleno sol, em solos ricos em matéria orgânica regados frequentemente. É muito versátil, podendo ser plantada em vasos e jardins, formando maciços e bordaduras, muito bonitos e coloridos. Apesar de perene, requer que seja replantada anualmente, pois perde a beleza.
As pragas e/ou doenças que poderão afectar as violas são os caracóis, as lesmas e fungos.

Aplicações medicinais
Indicações: Abcessos, acnes, conjuntivites, dermatites, eczemas, erupções na pele, faringites, irritações nos olhos, inflamações da garganta, reumatismo, rugas na região dos olhos, sarampo, seborreia do couro cabeludo, secreções pulmonares, tosse.
 
Partes utilizadas: Toda a planta.
 
Contra-indicações/cuidados: O seu uso como diurético no caso de hipertensão, cardiopatía ou insuficiência renal moderada ou grave, só com controlo médico.
 Há risco de perda incontrolada de líquidos, possibilidade de produzir descompensação tensional ou eliminação excessiva de potássio, com potencialização dos efeitos de cardiotónicos.
 
 Modo de usar:
 - Folhas secas, pulverizadas: feridas;
 - Infusão de uma colher de flores e folhas secas numa chávena de água quente, deixar por 3 minutos: afecções do sangue, debilidade nervosa, cansaço, doenças cardíacas nervosas, icterícia. Beber 3 chávenas diárias, durante uma ou 2 semanas. Pode-se fazer compressas desta infusão em infecções cutâneas e gargarejo para feridas na boca ou garganta, bem como lavar os olhos;
 - Infusão: macerar, em um quarto de litro de água fria, 8g de flores e folhas secas de flor-seráfica, por uma noite. Pela manhã, adicionar, 100g de leite açucarado e ferver. Filtrar o líquido, ingerindo-o em jejum. Continuar este tratamento por três semanas;
 - Compressas com flores e folhas secas e esmagadas, misturadas com leite frio: feridas, chagas, úlceras.
 
Propriedades medicinais: Adstringente suave, anti-seborreica, anti-inflamatório, bactericida, calmante, colagoga, depurativa, diurética, emoliente, laxante, sudorífera, tónica.

Sem comentários: