quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Morango

Nome Científico: Fragaria vesca

Sinonímia: Fragaria chinensis, Fragaria concolor, Potentilla vesca
Espécies e híbridos importantes: Fragaria daltoniana, Fragaria iinumae, Fragaria nilgerrensis, Fragaria nipponica, Fragaria nubicola, Fragaria vesca, Fragaria viridis, Fragaria yezoensis, Fragaria moupinensis, Fragaria orientalis, Fragaria moschata, Fragaria x ananassa, Fragaria chiloensis, Fragaria iturupensis, Fragaria virginiana, Fragaria × Potentilla, Fragaria × vescana 
Nome Popular: Morango, morangueiro, morango-silvestre, morangueiro-bravo, fragária, frutilha 
Família: Rosaceae 
Divisão: Angiospermae 
Origem: Europa e Américas 
Ciclo de Vida: Anual

O morangueiro é uma planta rasteira, estolonífera, da mesma família das macieiras e pessegueiros. O morango atual que conhecemos é resultante de um intenso trabalho de melhoramento genético e cruzamento de algumas espécies do gênero Fragaria, oriundas da Europa e das Américas. Estes cruzamentos propiciaram a obtenção de morangos maiores, mais vermelhos e mais saborosos que diferem muito das espécies originais. As espécies comercialmente importantes são as européias Fragaria vesca (diplóide), F. moschata (hexaplóide) e F. viridis (diplóide), as americanas F. virginiana (octoplóide) e F. chiloensis (octoplóides), as híbridas F. ananassa (octoplóide) e as remontantes F. ananassa x F. vesca.

Os morangos são muito versáteis na culinária e não há quem não os aprecie. Seu sabor e aroma delicados, combinados com uma polpa macia, levemente ácida, suculenta e vermelha os tornam um prato cheio para as mais criativas receitas. Servem tanto para o consumo in natura, como para o preparo de saladas de frutas, doces com chantilly, compotas, tortas, geléias, shakes, sorvetes, bolos de festa, etc. O morangueiro também é uma planta ornamental, para ser plantado em canteiros alegres ou em vasinhos e floreiras que as crianças adoram.
O morangueiro apresenta folhas compostas por três folíolos verdes, pilosos e de margens denteadas. Suas flores são simples, hermafroditas e geralmente brancas, mas podem ser rosadas. Após a polinização, realizada principalmente por abelhas, elas dão origem ao que chamamos de morango, que é um receptáculo floral desenvolvido, que apresenta superficialmente pequenos pontos verdes ou pretos, estes sim são os frutos verdadeiros.
Deve ser cultivado sob sol pleno ou em estufas, em solo fértil, leve, bem drenável, convenientemente preparado com matéria orgânica, calagem e adubações e irrigado regularmente. O morangueiro aprecia o clima ameno, frutificando por períodos mais longos durante o outono e o inverno; no entanto já há cultivares adaptadas ao clima tropical, com ótima produtividade. Multiplica-se comercialmente por divisão dos estolões enraizados e é habitual a propagação por sementes em hortas domésticas.
Medicinal
  • Indicações: Afecções renais e respiratórias, ferimentos e úlcerações, escorbuto, inflamações na boca e garganta, reumatismo, úlceras.
  • Propriedades: Adstringente, analgésica, antiinflamatória, antiescorbútica, calmante, cicatrizante, diurética.
  • Partes usadas: Toda a planta.

Sem comentários: