quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Fava

A fava (Vicia fava) é uma planta da família das leguminosas, agora renomeada Fabaceae, não trepadeira que produz vagens grandes, dentro das quais se formam as sementes. (Fabaceae, Papilionoideae). É um alimento de grande importância desde a Idade da Pedra. Povos antigos, tais como os Gregos, Egípcios e Romanos bem como em muitos países do Médio Oriente já a apreciavam bastante. É incerta a sua origem, no entanto, admite-se que seja da região do Cáspio e do Norte da África. É uma planta perfeitamente adaptada a climas mediterrâneos, onde tem um papel preponderante na dieta, especialmente no início da Primavera, quando existe pouca diversidade nas hortas. É muito rica em proteínas e carboidratos, embora pobre em vitaminas. Alcança cerca de 1,20 m de altura e produz flores grandes, brancas ou róseas, às vezes arroxeadas, com mácula preta.

Favas Guisadas à Alentejana 
 
Receita para 6 pessoas:
1,5 kg de favas descascadas
1 chouriço de boa qualidade
1 kg de entrecosto aos bocadinhos
1 morcela
1 cebola grande
4 dentes de alho
1 ramo grande de coentros
1 dl de azeite
1 copo de vinho branco
1 colher de sobremesa de colorau
1 colher de sopa de tomate
sal q.b.

Num tacho, põe-se a cebola, metade dos coentros, o azeite e o alho a refogar ligeiramente.
De seguida, junta-se o entrecosto, e 1/3 do chouriço, para refogar um pouco. Depois, junta-se o tomate, o colorau, o vinho branco, e tempera-se de sal.
Tapa-se o tacho, e deixa-se estar uns 15 minutos.

Finalmente, juntam-se as favas e a morcela, e acrescenta-se o caldo (com um pouco de água) de maneira a que fiquem cobertas, mas sem ser em excesso. Põe-se por cima das favas, o resto do chouriço, inteiro (não seca tanto enquanto cozinha).

Tapa-se o tacho, e deixa-se cozinhar em lume brando, o tempo necessário para que as favas fiquem tenrinhas. Se for na panela de pressão, este tempo, não ultrapassará os 20 minutos.

Assim, que estiverem cozidas, apaga-se o lume, e polvilham-se com o resto dos coentros picados.
Corta-se a morcela e o chouriço às rodelas, e está pronto a servir.

Bom apetite!   

Sem comentários: